Visitantes

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Educação e valores

Vivemos em tempos que sugerem a desconstrução de valores.
O que era certo no passado é tratado como conceito ultrapassado no presente. Mas, até que ponto a nova geração esta certa?
Passo a refletir sobre isto ao fazer um paralelo entre minha infância e a educação que recebi com a infância de meus sobrinhos e de outras crianças dos nossos dias.
Quanta coisa mudou em duas décadas! A impressão que tenho é que acabou a tradição de educar os filhos ensinando-os segundo os princípios que seguiram a geração dos nossos pais.
Palavras consideradas imprescindíveis na educação dos filhos parecem ter caído em desuso. Não ouço mais as crianças pedirem licença ao interromper a conversa de adultos. Usar palavras como: bom dia,  por favor, com licença, obrigada, me desculpe... tornar-se cada dia mais raro.
Onde vai parar esta nova geração?
Parece-me que a preocupação em deixar os filhos informados e mais inteligentes tornou-se prioridade. Isto não é de todo ruim, porem investir tempo em educar os filhos e ensiná-los a amar e respeitar o próximo ficou em segundo plano.
Amo crianças e acredito que são especias por serem sensíveis e capazes de torna os adultos mais humanos. Seria bom que os pais lembrassem de dar aos filhos o que tiveram e não apenas  tudo o que não tiveram.
Crianças precisam de receber amor, boa educação e  limites. Crianças crescem e desenvolvem tudo o que aprendem. Tudo mesmo. É por isso que a bíblia afirma em Provérbios 22:6: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Todos sabemos que educar é um ato de amor. Educemos nossos crianças


Nenhum comentário:

Postar um comentário